Seja bem-vindo. Hoje é

10 MANDAMENTOS

LÁ VEM O TREM DAS CEBs...

O QUE É UMA CEB ?

         A palavra CEB significa: Comunidade Eclesial de Base e, quase sempre, aparece no plural, CEBs, mudando apenas o número, Comunidades Eclesiais de Base.

TROCANDO EM MIÚDOS...

COMUNIDADES - são grupos formados por pessoas a partir do lugar onde moram, nos bairros, periferias, centro, morros, zona rural... que procuram viver relações fraternas de partilha, ajuda, solidariedade e serviço.

ECLESIAIS - Porque é com base nos exemplos de Jesus, dos apóstolos e em união com a Igreja, se busca viver essas relações fraternas.

BASE - Porque está presente desde o começo da Igreja com os Primeiros Cristãos e também porque é vivida pelo povo que está na base humana e cristã, gente pobre ou pessoas que se colocam ao lado dos pobres.

QUANDO SURGIRAM ?

         As CEBs começaram a surgir no Brasil no início da década de 60. Muito embora tenham sido semeadas alguns anos antes. De lá pra cá estão sendo regadas com muita fé, alegria e esperança. Muitos mártires, a exemplo de Jesus e dos Primeiros Cristãos, tem regado as CEBs, com o próprio sangue.

ONDE AS CEBs ENCONTRAM SUAS ORIGENS ?

         As CEBs têm suas raízes nas comunidades formadas pelos Primeiros Cristãos. Deles se dizia: "Eles eram um só coração e uma só alma". Formavam comunidades sobretudo de pobres, ao redor da Palavra de Deus partilhavam o que tinham e testemunhavam a fé até as últimas conseqüências. Vamos conferir depois em casa: At. 4,32; 11; 2,42; 8,14; 18,13.

OS DEZ MANDAMENTOS DAS CEBs

1. Reúne os pobres
2. Celebra as lutas, a vida e a fé
3. Ajuda na organização do povo
4. Luta pelos Direitos Humanos
5. Faz experiência de partilha
6. Reivindica seus direitos
7. Estuda a Bíblia, ligando-a com a realidade
8. Anuncia e denuncia
9. É fermento
10. Caminha junto, assumindo os vários ministérios.


É por isso que hoje cantamos assim: "Eu sou feliz é na comunidade / na comunidade eu sou feliz".

4 comentários:

  1. Padre Edgard
    Sou Manoel dias, irmão de Padre Monge. Estive ai em Ilheus com o Grupo de Dança Gênesis no Intereclesial.
    Parabéns pelo Blog. Fiquei muito feliz com a iniciativa.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Seria interessante que todos os visitantes aqui, pudessem multiplicar estas informações fundamentais nos dias de hoje para despertarmos mentes e corações na fé sócio transformadora e libertária . Comunico a todos que tenho a página Ocupando a Bíblia fé e política no facebook , curtam lá e me ajudem a difundir estas mensagens com os devidos crédito ao irmão Padre Monge, forte abraço,do Carlinho de Copacabana Rio. ZAp; 21984012696

    ResponderExcluir