Seja bem-vindo. Hoje é

INTERECLESIAL


O QUE É UM INTERECLESIAL?


            O Intereclesial é um encontro que reúne os representantes das CEBs - Comunidades Eclesiais de Base de todo o Brasil. A iniciativa de organizar um encontro Intereclesial surgiu na década de 70, sendo realizado o primeiro em 1975, na cidade de Vitória, Espírito Santo. Os Intereclesiais nasceram com a finalidade de partilhar as experiências, a vida, as reflexões das CEBs.

Os Intereclesiais propiciam uma experiência eclesial única e muito enriquecedora, apesar ou até mesmo por causa de seus momentos de sofrimento e tensões. Revelam com maior clareza para muitos, a terrível situação de sofrimento do povo pobre. Manifestam também com que profundidade se vive nas bases da Igreja a relação entre fé e política. Servem de uma “lente de aumento” do que acontece em miniatura nas CEBs.

Dos Intereclesiais emergiu a feição de nossa Igreja animada por tantas comunidades eclesiais de base e marcada pela opção pelos pobres. Há uma “tomada de palavra” das bases da Igreja que até então exerciam papel mais passivo e dependente do clero e agentes de pastoral letrados. Esta imagem de Igreja, tem possibilitado à própria Igreja institucional uma tomada de consciência mais ampla de toda a realidade eclesial e a confecção de documentos corajosos e proféticos.

Presentes em todo o Brasil, as CEBs através dos Intereclesiais, mantêm o elo vivo entre as comunidades ao longo de todo o país, pelo seu caráter geográfico tão amplo e ao longo dos anos pela sua periodicidade. Dessa forma, os Intereclesiais têm a função de um condensador que capta energias dispersas ao longo dos anos e do gigantesco espaço nacional, concentra-as nos poucos dias e irradia-as para os anos seguintes e para espaços ainda mais amplos. Os Intereclesiais conseguem praticamente envolver quase todas as Igrejas particulares do país. Além disso, eles cumprem a finalidade de ser memória viva da caminhada de nossa Igreja. A partir deles, historiadores futuros poderão recuperar muito da trajetória concreta da vida de nossa Igreja num dos seus tecidos mais vivos.

Os Intereclesiais, têm propiciado a criação de uma consciência latino-americana com a presença de representantes de muitos países do continente. Esta amplia-se ainda mais pela presença de membros de Igrejas de outros continentes. Com isso, rompe-se a visão estreita e local de Igreja.

Os Intereclesiais têm significado exercício privilegiado da prática ecumênica. Isto tem acontecido desde o início. E ultimamente se colocou a difícil prática de convivência com formas muito diferentes de inculturação cristã (indígena e negra) e da dupla prática religiosa de alguns de seus membros.

O reforço da dimensão libertadora da Igreja e sua pastoral se dá por ser um encontro de comunidades de base, constituída fundamentalmente de pobres e pelo narrar de seus sofrimentos e lutas.

Um comentário:

  1. Eu participei do 10º Intereclesial em Ilhéus, fiz a apresentação cultural com o Grupo Sacro Gênesis, da Paróquia São Sebastião de Itambé. foi demais.
    Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir